PROPOSTAS DE MANDATO DO ENGENHEIRO CIDO.
• EDUCAÇÃO: Defender a democratização da gestão da escola com a participação efetiva de professores, funcionários, pais e alunos;
• Incluir a obrigatoriedade da formação técnica em gestão ambiental urbana aos profissionais de educação, de modo que eles possam promover os princípios da defesa e preservação do meio ambiente em seu ambiente de trabalho, sendo modelos aos estudantes;
• Reduzir para 25 o número máximo de alunos por sala de aula, a fim de garantir a humanização e melhor atenção do professor ao estudante;
• Priorizar a obrigatoriedade da oferta de vagas em período integral para crianças de 0 a 6 anos em estabelecimentos públicos próximos à residência da criança;
• Ampliar o número de vagas para todas as séries, com a construção de novas escolas;
• Preparar São Paulo para a sociedade do conhecimento, disponibilizando redes de wi-fi pública para atingir um maior número de pessoas e levar o acesso à Internet para estudar.
• Ampliar as Escolas Técnicas Estaduais e implantar escolas de tempo integral na rede pública, especialmente, no Ensino Médio e Profissionalizante;
• Apoiar a elaboração do Plano Estadual de Educação em conjunto com as entidades representativas do magistério, alunos, pais, educadores, universidades e da sociedade civil.
• Defender a contratação de profissionais de apoio psicológico, pedagógico e social a fim de prestar assistência aos alunos e familiares necessitados, bem como, implantar enfermarias com profissionais especializados;
• Promover o resgate da valorização dos profissionais da educação, com salários e condições de trabalho dignos.
• GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA: Políticas de incentivo aos Empreendimentos Sociais, de Apoio e Fomento à Economia Solidária;
• Implantação da coleta seletiva solidária com inclusão social dos catadores organizados em Cooperativas e Associações em todos os municípios do estado;
• Políticas de remuneração das cooperativas de catadores organizados em Cooperativas e Associações de reciclagem pela prestação de serviços da coleta seletiva aos municípios;
• Políticas de valorização dos catadores e trituradores de materiais recicláveis como profissionais do Programa de Coleta Seletiva Solidária;
• Políticas de Desoneração para o Setor Produtivo que utilize materiais recicláveis como matérias-primas oriundas dos empreendimentos sociais;
• Políticas voltadas à redução da burocracia e apoio aos empreendedores;
• Políticas de Microcrédito para empreendimentos sociais, pequenas e médias empresas.
• TRANSPORTE: Priorizar a ampliação e melhorias do transporte público, com integração de diversas formas de mobilidade: ônibus, metrô, trem, monotrilho, bicicleta;
• Defender a renovação da frota de ônibus, garantindo qualidade e preços baixos e a obrigatoriedade ao uso de combustíveis ecologicamente viáveis nas frotas municipais;
• Otimizar o atendimento do metrô – ampliação das linhas e melhorias no atendimento: menos intervalo entre os trens e mais conforto no transporte;
• Promover a discussão da reativação do transporte ferroviário de passageiros e cargas no estado, bem como, apoio as Ferrovias;
• Propor a regulamentação e incentivos ao uso de bicicletas como transporte alternativo;
• Reverter a política de cobrança abusiva dos pedágios nas rodovias estaduais, bem como, combater a cobrança de pedágios no Rodoanel.
• SAÚDE E SEGURANÇA PÚBLICA: Defender normas voltadas à responsabilidade social na Gestão Pública Estadual;
• Apoiar e se comprometer com os Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente;
• Apoiar um conjunto de políticas que propicie proteção e desenvolvimento social às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social;
• Defender direitos sociais e a segurança do convívio por meio de ações voltadas à cidadania ativa e participação comunitária, de programas socioeducativos de assistência social e serviços jurídicos às famílias e de cursos para o desenvolvimento profissional de jovens e adultos;
• Ampliar os projetos sociais para todo o estado;
• Fazer um projeto que aumente o percentual de repasse da receita do Estado a saúde dos municípios.
• Fornecimento de remédios de uso contínuo pelo Estado.
• Propor alternativas para a valorização dos servidores estaduais, como aumento de salários.
• MEIO AMBIENTE: Defender veementemente a reciclagem como a alternativa para a questão dos resíduos nas cidades – combater a incineração, os lixões e o uso indiscriminado de aterros sanitários;
• Formular políticas de implantação, apoio e fomento à coleta seletiva com inclusão social por meio das Cooperativas e Associações de catadores em todo o estado, que considerem a dimensão da saúde pública na abordagem para uma gestão sustentável de resíduos e a valorização dos seus aspectos culturais, sociais, ambientais e econômicos;
• Promover o consumo responsável segundo os princípios dos 3 Rs (redução, reutilização e reciclagem) visando a diminuição na produção de resíduos;
• Fomentar o Modelo de Desenvolvimento Limpo – MDL, incentivando a cadeia produtiva limpa e sustentável;
• Regulamentar e fiscalizar as políticas de preservação dos recursos naturais;
• Estimular o uso de energias alternativas na indústria, comércio e residências;
• Implantar o uso de combustíveis alternativos em toda a frota do transporte público e de carros dos serviços público
• MELHORIA E INCENTIVO PARA A NOVA CLASSE TRABALHADORA (UBER): Motoristas de aplicativo relatam dificuldades com a disparada da Gasolina: Proposta para a redução do PIS, COFINS e CIDE sobre a gasolina e o álcool e corte de tributos do ICMS. Os últimos anos trouxeram dificuldades para os motoristas de aplicativo. Os trabalhadores, que já não tem a atividade regulada, passaram por situações que dificultaram a realização do trabalho. A pandemia de covid-19, o aumento dos combustíveis e a insegurança afetaram o dia-a-dia dos condutores. Além disso, as baixas tarifas repassadas para os motoristas são outro fator de reivindicação. Os motoristas dizem que, com a gasolina chegando a quase R$ 8,00 muitas vezes o trabalho não compensa. Buracos na via, alta dos combustíveis e casos de assédio são apontados como problemas durante o trabalho para as mulheres; as mulheres são a maior parte dos passageiros do app (60%), mas a minoria entre condutores: apenas 5%. O número se manteve estável ao longo dos anos.